segunda-feira, 2 de maio de 2011

Semi Jóias com banho em Ródio

O que é o banho de ródio?

Ródio é um metal precioso da família da platina. O banho de ródio é usado especialmente em jóias para dar uma superfície que resistirá a arranhões e manchas além de uma aparência branca. O banho de ródio é achado freqüentemente no ouro branco. Ouro branco é um termo errôneo. O ouro é de fato amarelo.
O que os joalheiros chamam hoje de ouro branco é uma liga (mistura) de ouro com um metal branco - normalmente níquel, prata ou paládio. Metais conhecidos como branco são de fato mais para uma cor cinza do que branco, por isso, o chamado ouro branco possui um tom amarelado. Quanto mais alto o teor da jóia, maior a quantidade de ouro na sua formulação, conseqüentemente, mais amarelado ele fica. Como a pessoa que usa a jóia quer uma cor mais próxima do branco, uma camada fina de banho de ródio é usada para dar aquele brilho a jóia. Ouro branco banhado com ródio também manterá esses aspectos por um período mais longo – o ródio não manchará ou descorará e sendo uma substância bem dura, é menos provável que seja arranhado.
É importante saber que o banho de ródio não dura para sempre. O banho numa jóia que é muito usada, como uma aliança de casamento, pode durar aproximadamente dois anos, enquanto um colar ou alfinete que são menos usados ou entram menos em contato com a pele podem durar dez anos ou mais.